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quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

O que é gestão e liderança de pessoas

Gestão de pessoas é a função administrativa devotada a convergir os objetivos das pessoas em um objetivo comum criando sinergia através de processos.

Conceito de liderança é a arte de educar pessoas, orientar, estimular as pessoas a persistirem na busca de melhores resultados, num ambiente de desafios, riscos e incertezas.


Chefe, Gerente e Líder-Gestor

CHEFE -> é alguém investido de autoridade informal. Representa, comanda e decide.

GERENTE -> é a figura do chefe reforçada pelo conhecimento e pleno exercício das funções.

LÍDER-GESTOR -> é capaz de influenciar a equipe no exercício de qualquer função ou comando.


Funções de Liderança

Segundo Chiavenato (1999) esses processos são:

  • Agregar pessoas
Processo utilizado para incluir novas pessoas na empresa.
  • Aplicar pessoas
Processo utilizado para desenhar as atividades a serem desempenhadas pelas pessoas na empresa, orientar e acompanhar seu desempenho.
  • Recompensar pessoas
Processo utilizado para incentivar as pessoas e satisfazer as suas necessidades individuais mais elevadas.
  • Desenvolver pessoas
Processo utilizado para capacitar e incrementar o desenvolvimento profissional e pessoal.
  • Manter pessoas
Processo utilizado para criar condições ambientais e psicológicas satisfatórias para as atividades das pessoas.
  • Monitorar pessoas
Processo utilizado para acompanhar e controlar as atividades das pessoas e verificar resultados.



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