Páginas

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Massagem e Automassagem Profissional para Iniciantes

Massagem e Automassagem


Massagem é a prática de aplicar força ou vibração sobre tecidos macios do corpo, incluindo músculos, tecidos conectivos, tendões, ligamentos e articulações para estimular a circulação, a mobilidade, a elasticidade ou alívio de determinadas dores corporais. 
Por ser uma forma de terapia, também pode ser conhecida como massoterapia, sendo sua prática permitida no Brasil apenas para fisioterapeutas. Pode ser aplicada a partes do corpo ou continuamente a todo o corpo, para curar traumas físicos, aliviar stress psicológico, controlar a dor, melhorar a circulação e aliviar a tensão. Quando a massagem é utilizada para benefícios físicos e mentais, ela pode ser chamada de “Terapia de Massagem Terapêutica”.

O ato de tocar-se é instintivo do ser humano. O ato de fazer massagens idem. Quando nos machucamos, instintivamente massageamos o local buscando aliviar a dor. 
Liberam as toxinas que são a causa principal de todas as doenças, promovendo a saúde ao balancear todo o organismo. 
Fortalecem o sistema imunológico. 
Retardam o processo de envelhecimento. Estimulam o Sistema Circulatório. 
Ajudam na cura dos distúrbios do sistema nervos. 
Diminuem a tensão emocional. 
Proporcionam relaxamento, eliminando estados de ansiedade. 
Reduzem a tensão física e desconforto associados. 
Diminuem a tensão localizada. 
Melhoram o sono. 
Causam bem-estar generalizado.




Auto Drenagem Linfática em Casa


Nove entre dez mulheres lançam mão de uma boa drenagem linfática quando não estão satisfeitas com a silhueta. O processo consiste em uma massagem que leva as toxinas e líquidos retidos pelo organismo para as linfas, sendo posteriormente eliminados pela urina, promovendo uma verdadeira “faxina” no corpo. O resultado é uma sensação de leveza e organismo limpo. Isso ocorre graças ao seu poder de eliminar toxinas, diminuir a retenção hídrica e oxigenar as células, benefícios que garantem, de fato, pele e corpo mais bonitos e saudáveis. Além disso, é um excelente tratamento para pré e pós operatório, tensão pré-menstrual e problemas de má circulação, já que é eficiente para que todo o sistema circulatório linfático funcione de maneira equilibrada.


Movimentos para fazer drenagem em casa


Ao contrário do que a maioria pensa, os efeitos dessa massagem não auxiliam a perda de peso nem a queima de gordura localizada. O que acontece é que, com a eliminação dos líquidos excedentes por meio da urina, efeito quase instantâneo dessa massagem, temos a nítida sensação desinchar e essa perda hídrica muitas vezes aparece na balança, mas pela eliminação de água do corpo e não pela perda de peso em si. Alguns pontos como a coxa, por exemplo, podem ser beneficiados pelo aumento de oxigenação das células que acabam resultando em prevenção da flacidez e da celulite.


Movimentos para fazer drenagem em casa


Entre as pessoas mais beneficiadas pela drenagem linfática estão aquelas que não resistem a comidas condimentadas e muito salgadas e também as que não bebem os dois litros de água diários, exaustivamente recomendados pelos profissionais de saúde. Como o próprio nome diz, essa massagem drena o excesso de toxinas por meio da eliminação de líquidos. O que não acontece naturalmente com quem come muito sal e não toma água. A retenção de líquidos causa um enorme desconforto e traz uma sensação de inchaço que pode ser percebida visivelmente em áreas como abdômen, quadril e coxas.


Movimentos para fazer drenagem em casa


A boa notícia é que você mesma pode aplicar as manobras da drenagem linfática no seu corpo, utilizando apenas o creme hidratante habitual. Esse recurso é perfeito, principalmente para quem não tem tempo de ir a uma clínica de estética regularmente. Para potencializar os resultados, é indicado um cosmético que contenha ativos como cafeína, cacau e guaraná, que estimulam a oxigenação das células. Outra boa opção é fazer a massagem no banho com óleos próprios para este fim, como os vegetais de gergelim, germe de trigo e girassol. Facilita a execução dos movimentos e o resultado é o mesmo. 
Com o auxílio de uma bolinha pressione a planta dos pés com pressão quase forte. Isso facilita o retorno do sangue venoso aos membros superiores.



Movimentos para fazer drenagem em casa


Para obter os benefícios, basta reservar 15 minutos, duas vezes por semana. Em tempo: o ideal é que a massagem em casa seja realizada após o banho, assim a pele está limpa e facilita a penetração das substancias regeneradoras dos cosméticos. Quanto ao melhor horário, não há restrições, podendo ser tanto pela manhã, quanto à noite. Uma boa dica para o inverno é friccionar as mãos com um óleo vegetal aquecendo-as, antes de começar a massagem, assim se evita o toque gelado sobre o corpo. Uma música relaxante e um ambiente calmo também são bons aliados para relaxar enquanto se executa os movimentos.


Movimentos para fazer drenagem em casa



Abdômen: 
1 Coloque as mãos na cintura, pressione a pele e finja que está espremendo a barriga. Deixe as mãos deslizarem até que elas se encontrem no umbigo. Depois leve o produto em direção à virilha. Repita o movimento 5 vezes. 
2 Posicione os 3 dedos do meio bem em cima do umbigo. Pressione e faça a massagem contornando o umbigo lentamente, em forma de espiral. O movimento deve começar curto e ir crescendo. Faça 5 vezes.



Movimentos para fazer drenagem em casa


Pernas: 
3 Apoie o pé em uma bancada e, com os dedos, aperte a pele com as mãos, do tornozelo ao joelho, como se estivesse colocando uma meia calça. Depois faça a massagem desde a coxa até o bumbum e a virilha. Faça 12 vezes



Movimentos para fazer drenagem em casa


Bumbum: 
4 Use os três dedos do meio para encontrar exatamente a dobrinha do seu bumbum. Faça uma pressão moderada com os dedos indicador e médio e suba-os devagar, até chegar perto da cintura. Repita 8 vezes.



Shiatsu Terapia


Shiatsu é indicada para prevenir e tratar várias doenças, tais como: dores na coluna vertebral, nas articulações, insônia, dormências inchaço nos pés e nas mãos, tensão pré-menstrual, asma, constipação, cólicas menstruais, espasmos musculares, estresse, ansiedade, doenças cardíacas, dores de cabeça, sinusite, paralisia facial, esgotamento físico, etc. Na prática, o Shiatsu utiliza técnicas de pressão, percussão, fricção, vibração, pensamento e imposição de dedos e mãos em pontos e áreas específicas do corpo, além da movimentação de articulações e manipulação de estruturas musculoesquelético com o objetivo de atuar na circulação “energética” através das técnicas de tonificar, sedar, regular, purificar e aquecer e assim, promover a homeostase orgânica, psíquica e, sobretudo energética.


Shiatsu Terapia


O terapeuta, usando os polegares, as palmas das mãos e, até mesmo o cotovelo, pressiona pontos ao longo dos meridianos do nosso corpo, de modo ritmado e modulado e vai, com esses toques, desbloqueando a energia vital. Além disso, usa técnicas de manipulação, alongamento de músculos e tendões, rotações de juntas, pressão em músculos tensos ou doloridos, melhorando assim a circulação do sangue e linfa. Como resultado, relaxa o sistema nervoso e muscular, desenvolvendo um ritmo de respiração mais eficiente e um melhor equilíbrio energético.


Shiatsu Terapia


Indicações: 
Tratamento do estresse; reequilíbrio dos centros de energia (Yin/Yang); harmonização interior; relaxamento geral; revitalização; desenvolvimento da consciência e sensibilização corporal; manutenção e prevenção da saúde; eliminação de toxinas; alívio de dores; eliminação do “peso” sobre os ombros e nuca, etc.



Massagem Modeladora


Na luta contra as gordurinhas localizadas que teimam em se acumular principalmente na barriga, nas coxas e nos quadris, uma opção para acabar com elas sem precisar fazer uma lipo é a massagem modeladora. A técnica é capaz de esculpir o corpo e reduzir medidas sem utilizar aparelhos, apenas com as mãos. E o melhor, pode ser feita em casa mesmo.


Massagem Modeladora


O segredo da massagem modeladora está nos movimentos rápidos e intensos de amassamento e deslizamento das mãos sobre a pele, que desmancham a gordura acumulada dentro das células. A massagem ajuda a fazer com que as toxinas do corpo sejam transportadas para a corrente sanguínea e eliminadas através da urina e do suor.


Massagem Modeladora


Para não causar atrito das mãos no corpo, é necessário utilizar um creme hidratante, de preferencia com propriedades ativas. A pressão dos movimentos pode deixar o corpo um pouco dolorido nas primeiras vezes, mas o desconforto desparece logo. Entre os principais benefícios da massagem modeladora, estão a melhora da oxigenação dos tecidos e o combate à gordura localizada, celulite e flacidez, imperfeições que incomodam tanto as mulheres.


Massagem Modeladora


As massagens estéticas ajudam a ter um corpo bonito, mas não fazem milagres. Não adianta investir na massagem modeladora sem ter uma alimentação saudável e sem fazer atividades físicas. 
Dedique alguns minutos do dia para cuidar do seu corpo. 
Aprenda a massagem modeladora passo-a-passo.



Para fazer em casa


Abdômen: 
-Espalhe um pouco de creme hidratante nas mãos. Com as mãos colocadas uma sobre a outra e alinhadas na altura do umbigo, faça movimentos circulares por toda a barriga no sentido horário. 
-Encaixe as mãos abertas na lateral do corpo e desça uma após a outra, até o começo do quadril. Mantenha os dedos bem abertos, como se você estivesse empurrando a gordura para baixo com bastante firmeza. Faça a mesma coisa do outro lado.



Para fazer em casa


-Abra bem as mãos bem abaixo dos seios, com a ponta dos dedos virada para baixo. Faça com que elas deslizem do alto do abdômen para baixo até que os dedões se encontrem. Faça 20 repetições.
-Com as mãos bem abertas na altura da cintura, deslize-as com força em direção ao umbigo até que elas se unam.
-Cada movimento deve ser repetido 20 vezes.


Massagem com Pedras Quentes


A terapia das pedras quentes é a aplicação de termoterapia, utilizando pedras na massagem do corpo. Elas causam um efeito penetrante e alternando com pedras extremamente quentes e frias, que deslizam sobre o corpo, consegue produzir reações fisiológicas e orgânicas de mais alto benefício para o ser humano.


Massagem com Pedras Quentes


A temperatura é adaptada individualmente para cada caso, sendo que as pedras ao caminharem sobre os músculos transmitem uma energia que religa a força interior. 
É um método contemporâneo de técnicas multifacetadas, baseado na termoterapia de temperaturas quentes e frias, visando beneficiar o organismo por inteiro. Elas produzem respostas sedativas e reenergisadoras. 
Há muitas variedades de pedras que se pode utilizar nas massagens, as mais apropriadas são as que tem, no interior substancias térmicas para manter o calor por longo período. Com as pedras frias, a mais indicada é a pedra de mármore.



Dicas


Má circulação: 
Colocar na planta dos pés pedras frias e massagear a perna com pedra quente (contraindicado para quem tem problemas de varizes). O contraste térmico ativa a circulação, melhorando o inchaço, dores nas pernas, etc.

Enxaqueca: 
Massagear a fronte com pedra fria.

Cólica: 
Aquecer as pedras e colocar na barriga sobre um pano.



Ventosas


O uso de ventosa no Oriente foi desenvolvido com base na acupuntura. Ela fundamenta-se na crença de que a resistência contra a doença pode ser alcançada, induzindo o corpo a se curar pela aplicação de ventosas em pontos dos meridianos ou em nódulos de reação positiva. Esta função reguladora é descrita no antigo Cânon de Medicina Oriental, o Nei Jing: 
A acupuntura tem a função de remover a obstrução dos meridianos, regulando o Ki e o sangue, tendo como resposta deste fato a harmonização da hipoatividade e da hiperatividade das funções do corpo.



Ventosas


A ventosa tem a propriedade de limar o sangue das toxinas acumuladas causadas pela sujeira da agua e dos alimentos. Pois esta estagnação, nos músculos das costas ou nas articulações é comprovadamente detectada como um dos elementos causadores de doenças, sendo necessário retirá-lo para que haja um rápido restabelecimento.


Os principais usos da ventosa são:


-Tensão muscular, como dores nos joelhos, nas costas, etc. A ventosa promove a passagem do sangue da corrente sanguínea para a corrente periférica, na pele e, a seguir o derrama sobre o músculo, relaxando-o. Muitas vezes, a tensão é tão grande que a massagem na área fica dificultada. A ventosa facilita o trabalho do massagista ou fisioterapeuta.


Os principais usos da ventosa são:


-Hipertensão arterial. O hipertenso costuma ter a musculatura cervical e o trapézio muito tenso. A ventosa, aplicada na região, relaxa a musculatura ao mesmo tempo em que diminui a pressão sanguínea.


Os principais usos da ventosa são:


-Problemas respiratórios. Nos casos de bronquite, enfisema ou mesmo de uma simples falta de ar, geralmente podemos perceber que o diafragma (músculo entre o tórax e abdômen, responsável pela utilização dos lobos inferiores do pulmão) está quase ou sem nenhum movimento. Com ele contraído, os lobos inferiores do pulmão não se movimentam como deveriam, promovendo a proliferação de vírus nos mesmos, fato responsável pelos sintomas na maioria dos problemas respiratórios. A ventosa, aplicada sobre os músculos responsáveis pela respiração, facilita-a.


Os principais usos da ventosa são:


-Alergias e intoxicação. Talvez essa seja a melhor indicação da ventosa, indicação da ventosa, apesar de esse público quase não a procurar. Com a sucção, o aumento da corrente periférica promove maior nutrição das células, desintoxicando-as. Além disso, a ventosa facilita a limpeza das glândulas sudoríparas e sebáceas, além de aumentar a drenagem linfática e a circulação venosa.


Os principais usos da ventosa são:


-Cicatrizes cirúrgicas. A expansão da pele facilita o descolamento de neurônios aderidos.
-Celulite. A pressão negativa facilita uma melhor distribuição da celulite, melhorando a aparência. Nestes casos, é necessário começar com as ventosas menores e abusar da cânfora no creme ou óleo de massagem.


Os principais usos da ventosa são:


-Furunculose. A ventosa pode ser utilizada como coadjuvante no tratamento de pústulas e furúnculos.
-Outra vantagem da ventosa, é que ela pode ser aplicada fora da região que se deseja afetar. Como a pele é considerada um órgão, relaxa-la numa área promove alterações em toda a pele, e logo, em todo organismo.


Aromaterapia


Arometerapia é a ciência arte da terapêutica com a utilização de substancias aromáticas naturais – óleos essenciais.
A aromaterapia trabalha o corpo de maneira holística e natural. Os óleos essenciais atuam restaurando nossas energias curativas e proporcionam o balanceamento o corpo, da mente e do espírito. A aromaterapia é complementar outras terapias, convencionais ou alternativas.


Aromaterapia


Antigamente, as ervas aromáticas eram usadas na culinária e na medicina. A fumaça ou a fumigação foi talvez um dos usos mais antigos das plantas aromáticas com efeitos alucinógenos, estimulantes ou calmantes. O conhecimento sobre as plantas foi acumulado, ampliando e passado por gerações.
Maneiras de se usar os aromas: inalação, massagens, compressas, chás, incensos, meditação, chakras, vaporizadores e velas aromáticas. Em cada uma dessas formas de aplicação foram escolhidos métodos que possam ser usados por qualquer pessoa.


Aromaterapia


Pode-se usar apenas um óleo essencial ou fazer sua sinergia (associação, mistura harmônica), assim, além de se obter um novo aroma, a sinergia, ajuda a potencializar o efeito desejado. Mas lembre-se: somente use óleos essenciais genuínos!
A aplicação é simples. Coloque algumas gotas nas palmas das mãos (veja receita no slide 35), esfregue uma na outra até sentir o calor e comece a massagear o local dolorido em forma circular e no sentido horário. Depois de terminado, friccione novamente as duas mãos até esquentar e inale profundamente por 3 vezes o aroma. Deixe o produto no corpo por no mínimo 1 hora sem lavar. Não se preocupe, pois será absorvido pela pele em questão de minuto.


Receita básica de massagem:


Misture 9 gotas de óleo essencial para cada 10 ml (2 colheres de chá) de óleo de amêndoa doce. Pode-se usar as 9 gotas do mesmo óleo essencial ou, se optado pela mistura, 3 gotas de cada tipo. Esta quantidade é mais do que suficiente para se aplicar numa região corpórea, contudo, se for fazer uma massagem no corpo inteiro, sugiro triplicar a medida.
T.P.M.-Fazer a receita básica (acima) com uma mistura com uma mistura de óleo essencial de lavanda, rosa e alecrim. Antes de dormir, aplique massagens regulares, suaves, por alguns, minutos, em todo o abdômen e no púbis. Depois de terminado, friccione novamente as duas mãos até esquentar e inale profundamente por 3 vezes o aroma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...