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quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Iniciativa e Tomada de Decisão para identificar e melhor solucionar problemas


Iniciativa é ação de quem propõe ou faz primeiro alguma coisa. Tomar iniciativa de uma medida.

O que é ser uma pessoa com iniciativa?


Qualidade de quem é levado a agir espontaneamente. Ser proativo.
E isso inclui ser:

  1. Determinado(a);
  2. Objetivo(a);
  3. Criativo(a);
  4. Destemido(a);
  5. com Atitude
  6. infinitamente

STEVEN KOBI, autor do livro ''Os sete hábitos dos bem sucedidos'' ressalta que a primeira coisa que diferencia as pessoas bem sucedidas das outras pessoas é a postura proativa.
Veja o quadro!


Como aumentar a Proatividade?

  • Não fique a espera dos outros. Tome a iniciativa.
  • Elimine tudo o que é desnecessário.
  • Aprenda novas ferramentas.
  • Resolva os problemas em vez de reclamar


Tomada de Decisão é um processo que irá determinar qual a melhor maneira de agir diante de um problema, desafio ou oportunidade, seja na vida profissional ou pessoal de cada um de nós.

A tomada de decisão também um processo multifacetado e onipresente nas organizações, aos níveis individual, grupal e organizacional.

Envolve aspectos racionais, mas também a intuição, a emoção, a improvisação e o acaso.

A tomada de decisão é normalmente definida como o processo de identificação e resolução de problemas.

As organizações são por vezes descritas como “entidades decisórias”.


Fases da Tomada de Decisão

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  • Identificação do Problema é toda situação que exige um desafio, obstáculo, uma frustração ou uma oportunidade que necessite de um plano de ação para ser solucionada.

Serve para:


  1. Entender profundamente a situação do problema;
  2. Gerar todas as informações através de pesquisas;
  3. Melhorar a visão gerencial Planejar a mudança para um aperfeiçoamento organizacional.
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Desenvolvimento de Alternativa


O mais usado é o BRAINSTORMING (tempestade de ideias)

(Brainstorming significa tempestade cerebral ou tempestade de ideias. É uma expressão inglesa formada pela junção das palavras "brain", que significa cérebro, intelecto e "storm", que significa tempestade.)


  • Procura de possíveis alternativas com o fim de selecionar e aplicar uma delas.
  • Preparação da decisão.

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Escolha da melhor alternativa


  • Testar e comparar cada alternativa.


  • Tomada da decisão.
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Implementação da Melhor Alternativa


  • Passagem à ação.


  • Implementar a decisão
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Feedback


O feedback pode ajudar no futuro como um indicador.

(Feedback é uma palavra inglesa que significa realimentar ou dar resposta a uma determinado pedido ou acontecimento. O termo é utilizado em áreas como Administração de Empresas, Psicologia ou Engenharia Elétrica.

Em alguns contextos a palavra feedback pode significar resposta ou reação. Neste caso, o feedback pode ser positivo ou negativo.
Ex: Apresentei o meu relatório para os acionistas e o feedback foi muito positivo.)


Modelo Racional – Pensar 1º

Definição -> Diagnóstico -> Alternativas -> Decisão

Modelo prescritivo -> Sugerem o modo como as pessoas devem tomar decisões.
Modelo descritivo -> Focalizam o modo como as pessoas tomam de facto as decisões. 

Modelo Intuitivo – Ver 1º


Preparação -> Incubação -> Iluminação -> Verificação

A intuição -> função que transmite as percepções de uma forma inconsciente;

A experiência e o julgamento prevalecem em desfavor da lógica sequencial ou a pesagem de alternativas;

Em envolventes de “alta velocidade”, a exposição contínua a muita informação sobre situações reais desenvolve a capacidade intuitiva;

Os melhores decisores são muitas vezes descritos como “intuitivos”.

Modelo Improvisacional – Fazer 1º


Ação -> Seleção -> Retenção

Com base na improvisação;
Pouco defendida;
Na aparência, só as decisões triviais podem ser improvisadas;
Embora, as decisões estratégicas também sejam algumas vezes improvisadas, como por exemplo em resposta a uma oportunidade inesperada.

Classificação - Níveis de análise


  • Decisões individuais
  • Decisões grupais
  • Decisões organizacionais

  • Decisões programadas:
  • – São repetitivas
  • – Têm procedimentos padronizados



  • Decisões não programadas:
  • – Situações inesperadas
  • – A identificação do problema em si 

Tomada de decisão em Grupo:

Vantagens:

Maior precisão nas deliberações (se duas cabeças pensam melhor que uma, várias cabeças pensam ainda melhor);
Transmissão e partilha de informações, muito importante quando se trata de uma decisão que envolve uma grande diversidade e quantidade de informação;
Maior motivação, pelo envolvimento de várias pessoas na decisão;
Maior coordenação e controle das ações subsequentes;

Inconvenientes:

Tempo gasto, por vezes excessivo e com custos elevados;
Indecisão prolongada quando não se consegue chegar a uma maioria em tempo oportuno;
Tendência para pulverizar responsabilidades, com consequências


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