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terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Gestão em Salão de Beleza

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Gestão em Salão de Beleza
Abrir e administrar um Salão de Beleza exige muito mais que saber cortar cabelos ou fazer as unhas. É fundamental saber como planejar o empreendimento, identificar o tipo de clientela que se pretende atender, os valores que cobrará, identificar o melhor ponto para instalar o salão, as despesas básicas e o principal: como obter lucro e ter um negócio bem-sucedido! 

Com o curso de Gestão em Salão de Beleza, o aluno aprenderá não apenas a abrir o salão, mas a administrá-lo adequadamente.

Com tópicos como:
O que é empreendedorismo e quais as características necessárias a um empreendedor;
Quais as principais características de um Salão de Beleza;
Como identificar diferenciais na prestação deste tipo de serviço e atrair a clientela;
Como elaborar um plano de negócio, identificando investimentos, despesas e lucro;
Como planejar um fluxo de caixa; 

Empreendedorismo
A palavra "empreendedorismo" vem de entrepreneur, palavra francesa usada no século XII para designar aquele que incentivava brigas. O grande economista Schumpeter dizia que é o empreendedor que movimenta a sociedade e a inova.
Identificar oportunidades, agarrá-las e buscar os recursos para transformá-las em negócio lucrativo. Esse é o papel do empreendedor. Não é necessário possuir os meios necessários à criação de sua empresa.

O empreendedor é motivado pela liberdade de ação, automotivado. Significa que ele tem consciência de que seus caminhos dependem muito do suor, trabalho redobrado e perspicácia nos negócios.
Ele arregaça as mangas, colabora no trabalho dos outros e transforma o ambiente a sua volta. Naquilo em que os outros enxergam crise, ele deve enxergar oportunidades. 

Podemos citar como características do empreendedor:
Criatividade
Capacidade de organização e planejamento
Responsabilidade
Capacidade de liderança
Habilidade para trabalhar em equipe
Gosto pela área em que atua
Visão de futuro e coragem para assumir riscos
Interesse em buscar novas informações, soluções e inovações para o seu negócio
Persistência (não desistir nas primeiras dificuldades encontradas)
Saber ouvir as pessoas
Facilidade de comunicação e expressão
Os Salões De Beleza
Os Salões De Beleza
Para alguns, eles são considerados supérfluos, para outros, eles são imprescindíveis à manutenção da auto-estima. 

Os salões de beleza são considerados por esse último time, como um templo onde se operam verdadeiros milagres, funcionam como verdadeiras fábricas de beleza, onde o "processo produtivo" pode envolver desde a lavagem, corte, ondulação, penteado e tintura dos cabelos até outras operações de cuidado e arranjo dos mesmos.

As ferramentas são os mais diversos materiais e técnicas, que adequadamente empregados embelezam a clientela de acordo com a moda e as exigências dos clientes.

Mercado
O mercado não é muito concorrido. A clientela geralmente é fixa e só procura a concorrência caso os serviços não sejam satisfatórios. Pode acontecer que o cliente prefira os serviços de corte de cabelo em um salão, manicure em outro e pedicure em outro ainda.

O ideal é que o empreendedor ofereça no seu salão qualidade e bons preços em todos os serviços disponíveis, dessa maneira ele manterá o cliente utilizando sempre o seu salão.

Além disso, este é um ramo muito rentável, sobretudo à medida que o profissional se torna conhecido da clientela.

Estrutura

A estrutura básica deve contar com uma área de 20 m², que será suficiente para montar um salão de pequeno porte. O ponto deve ter instalações elétricas e hidráulicas em boas condições, com um ambiente bem iluminado, paredes e pisos claros e laváveis, é imprescindível transmitir a impressão de limpeza.
Para dar tratamento profissional ao negócio é fundamental oferecer facilidade para estacionar e ter sala de espera - ou ao menos algumas cadeiras - com direito a cafezinho, água e TV ou música ambiente. É o mínimo de conforto a ser ofertado para público de quaisquer classe social.

Os equipamentos básicos são:
- Cadeiras e bancadas com espelhos; - Lavatórios, secadores; - Equipamentos para manicure, podólogo, depilador.

Havendo disponibilidade financeira, é interessante adquirir outros equipamentos, tais como: Conjuntos para maquiagem, depilação e estética; Mesas e cadeiras para manicure; Aparelhos de TV; Equipamentos de hidratação; Estufas para esterilização, etc.

Pessoal
A mão de obra básica de um salão de beleza consiste em: cabeleireiros, manicures e um especialista em depilação.

O empreendedor pode cuidar do gerenciamento do salão. É válido lembrar que o constante aperfeiçoamento e treinamento do pessoal é de fundamental importância.

Atendimento
Evitar a evasão da clientela dependerá muito do tratamento dispensado à mesma, pelo proprietário e seus colaboradores. Os maiores riscos estão relacionados à consequência de um atendimento inadequado e potencial perda do cliente. Lembramos a importância do relacionamento entre profissional e cliente e a qualidade dos serviços oferecidos. 

Começando
O talento para cortar e pentear cabelos, reconhecido inicialmente pelos amigos e familiares, costuma ser o primeiro sinal de vocação para o ramo.
Para Não Fracassar

Se você já atuou no ramo de "Salão de Beleza" como empresário ou como empregado, não pense que sabe tudo.

Visite o maior número possível de Salões de Beleza, converse com os proprietários e empregados, faça amizade com o maior número possível de empresários, troque idéias, confira as diferentes percepções sobre o mercado, sobre as dificuldades etc.

Agora, se não for do ramo, terá de aprender muito e o melhor caminho é pesquisar, conversar com as pessoas do ramo e questionar até entender o melhor possível como se ganha dinheiro com Salão de Beleza. O objetivo é este mesmo, aprender como se ganha dinheiro com a exploração empresarial de Salão de Beleza.

É normal pensar que fazer amizades ou interagir com empresários do ramo é difícil, pois estes não darão informações sobre as características do negócio para um "futuro concorrente". Não é verdade! As pessoas gostam de trocar idéias e falar das dificuldades; basta ser franco na conversa, se apresentando e explicando sua situação.

Para começar busque empresas em bairros distantes ou até mesmo em cidades vizinhas pois assim ninguém se sentirá ameaçado.O resultado desta fase de aprendizado e pesquisas é você formar idéias e estar convicto sobre o projeto de sua empresa e como será seu Salão de Beleza. Ao contatar outras empresas você deve buscar elementos para responder as seguintes questões:

Onde será localizado seu Salão de Beleza?
•Como será o processo de Venda, isto é, como conseguir clientes na quantidade necessária? 
•Como será o processo para ocupação do espaço no mercado com clientes, concorrentes e fornecedores? •Como será a operação do Salão de Beleza de forma a satisfazer e surpreender os clientes? 
•Como será sua equipe de funcionários? 
•Como será seu formato de gestão? (Isto inclui fixar metas, elaborar planejamento para realizá-las, apurar resultados, corrigir rumo, obter a colaboração da equipe de funcionários e desenvolver capacidade para aproveitar as oportunidades do dia-a-dia). 
•Quando seu Salão de Beleza estiver funcionando você pretende ter férias regulares? Quem cuidará do negócio neste período? Você ficará tranqüilo durante as férias? 
•Você pretende montar outros negócios? Outras empresas? 
•Este realmente é um bom negócio para o tipo de pessoa que você é?

Em resumo, responder a estas questões permitirá a você um mínimo de domínio sobre este negócio e o ajudará a ter chances reais de viabilidade. Com pesquisas, estudo e identificação da prática do dia-a-dia você construirá suas próprias respostas.

Sobre Oportunidade 

Este realmente é um bom negócio? O primeiro ponto sobre o qual você precisa ter certeza, é quanto à oportunidade de negócio que identificou. Será que você realmente tem uma oportunidade de negócio nas mãos ou apenas uma idéia na cabeça?

Qual A Diferença?

De maneira bem simples e direta, podemos dizer que se existe alguém querendo comprar os serviços de um Salão de Beleza, existe então uma oportunidade de negócio.

Afinal de contas podemos resumir a atividade de Salão de Beleza numa ação de vender e lucrar. Se for comprovada a possibilidade de vender os serviços do Salão de Beleza que pretende montar e de lucrar, então você encontrou uma oportunidade de negócio.

Note bem, vender e lucrar. Não basta somente vender. O que realmente é determinante de uma boa oportunidade é a quantidade de lucro. Não serve qualquer lucro. Mas somente um montante que compense toda a empreitada, isto é, que supere em ganhos o que poderia ser obtido em outros negócios e investimentos. Assim, uma questão puxa a outra.

•Para começar, você precisa confirmar a existência de interessados em comprar os serviços que pretende oferecer no Salão de Beleza. 
•Por um preço que compense todos os seus custos e dê lucro. 
•Em quantidade que acumule no final de um período de tempo um montante de lucro que compense a empreitada. 
•E que estas condições durem por tempo que compense a montagem do negócio. Isto é, dê o retorno que você deseja.
•E ainda, que você realmente esteja disposto a enfrentar e comandar o dia-a-dia desta operação significa que você e sua família adaptarão o estilo de vida às condições que este negócio necessitar, caso esteja no comando da operação do Salão de Beleza.

Identificar estas questões, refletir sobre elas, obter resposta para cada uma delas e conseguir as condições necessárias para realizá-las é o que chamamos de planejamento prévio do negócio.

Então, o próximo passo que recomendamos, após a leitura deste curso, é que você inicie a preparação de um Plano de Negócio.

Investimento Inicial

No caso do investimento inicial, muitas são as situações a considerar. Mas, antes de desembolsar o primeiro Real, pesquise, estude e relacione todas as despesas que terá, por exemplo, com o imóvel, instalações, equipamentos, contratações de serviços, contratação de empregados, treinamento, documentação, legalização da empresa etc.

Por mais minucioso que for na definição dos gastos que irá compor seu investimento inicial, tenha certeza que, ao iniciar a montagem do Salão de Beleza, surgirão situações de gastos que não foram imaginadas antes. Portanto, reserve uma boa quantia de dinheiro para estes imprevistos. Lembre-se também do capital de giro, para os primeiros meses de operação, isto é, do dinheiro que precisará para pagar empregados, aluguel e despesas como luz, telefone etc.

Além disso, será necessária uma reserva de capital para suportar períodos iniciais com baixo volume de clientes.

É de fundamental importância ter certeza de quanto vai gastar para montar o Salão de Beleza e quando terá de efetuar cada pagamento. 

Custos

Em seu salão de beleza quando começar a funcionar, você ainda terá 2 tipos de gastos: custos variáveis e despesas fixas. No entanto, como esta é uma fase de elaboração do plano de negócio a hora de avaliar se o negócio que se deseja montar será lucrativo ou não, se será viável ou não, é necessário realizar estimativas dos custos e despesas que ocorrerão com o funcionamento do salão. Quando a empresa estiver funcionando será necessário desenvolver um processo seguro para apurar e manter estes gastos sob controle.

Seu Salão de Beleza será viável e compensador se for capaz de gerar lucro. Lembre-se do que afirmamos no início? Seu negócio precisa gerar um montante de lucro que você possa considerar compensador.

O lucro acumulado em um período de tempo é um resgate do investimento que você fez na montagem do Salão de Beleza. Denomina- se Retorno do Investimento.

Os Custos Variáveis são gastos que ocorrerão em função da prestação dos serviços do Salão de Beleza aos clientes e você conseguirá (tem que conseguir), nesta fase de Plano de Negócio, estimar o valor do custo variável para cada serviço. E quando a empresa estiver funcionando você conseguirá apurar estes custos também por serviço. Ex.: pagamento de profissionais especializados. 

Já as Despesas Fixas são todos os gastos que o Salão de Beleza terá em sua operação, não relacionados diretamente a nenhum serviço. Inclui aluguel, gastos com manutenção, custo da administração (como salários, materiais de consumo, luz, água, telefone etc.).

Seu maior inimigo agora é sua ansiedade em ver o negócio que está na sua mente começar a funcionar. Não caia nesta armadilha.

Reserve um tempo para este planejamento inicial e estabeleça uma meta de quando seu projeto de empresa estará concluído.

O tempo que você investir nesta fase de planejamento será seu melhor investimento. Três meses? Seis meses? Não importa. O que importa é você ter consciência de cada passo, ter uma direção certa a seguir, ter boa visão e compreensão do que virá e das condições adversas que terá de resolver.

Reforçando

•Estude bem como funciona um Salão de Beleza e que oportunidade de inovação você poderá explorar no seu Salão de Beleza; 
•Descreva como irá funcionar o seu Salão de Beleza; 
•Monte uma primeira lista dos custos variáveis e das despesas fixas que poderão ocorrer no formato de empresa que imaginou;
•Melhore esta lista na medida em que progredir seus conhecimentos sobre o negócio e sobre o formato de Salão de Beleza que você vai montar; 
•Faça cursos que abordem custos, não se contente apenas com um único curso. 

Lembre-se que seu objetivo é dominar os gastos de sua empresa, não apenas ter seus valores calculados uma única vez.

Preço De Venda
Como já dissemos, e vale a pena repetir, todo dinheiro que sua empresa precisará mensalmente e diariamente para pagar as contas (os custos variáveis, as despesas fixas) ou, em outras palavras, pagar os fornecedores, suprir a estrutura da empresa com pagamento de funcionários, das concessionárias de luz e energia, água, telefone, impostos, taxas e contribuições, além de garantir a recompensa dos sócios, você obterá do faturamento da empresa.

Isso significa que é preciso garantir que o preço adotado para os serviços, seja, no acumulado, suficiente para pagar estas contas. Surgem, então, mais duas novas perguntas que seu Plano de Negócio precisa responder:

•qual o preço ideal que se deve cobrar para cada serviço? 
•qual deve ser o faturamento mínimo?

O preço de venda costuma ser a chave do sucesso de muitos negócios. Portanto, recomendamos que não usasse fórmulas improvisadas para fixar o preço de venda do que sua empresa vender. É mais um item do Plano de Negócioo qual você precisa ter domínio completo. 

Recomendamos então:

Custo do serviço (+produtos, caso tenha) + despesas fixas +despesas variáveis +lucro = Preço de venda

Lucro É O Que Sobra

O sentido da equação é que o preço poderá ser fixado por você como resultado da somatória de seus custos, das despesas e do lucro que deseja ter. Assim, você terá certeza de que vendendo, obterá lucro na venda. Mas a questão é que seu preço, que é bom para você, poderá não ser aceito por muitos clientes. E para que você consiga pagar todas as despesas fixas e acumular o montante desejado de lucro, precisará vender um determinado volume e conseguir certa quantidade de clientes. Este volume poderá ser tão grande, que somente será alcançado se muitos clientes aceitarem seu preço. Então, como resolver este dilema?

Certamente, quanto mais você dominar os aspectos do seu negócio, mais hábil será para encontrar soluções. Enquanto isto, e em tempo de elaboração do seu Plano de Negócio, podemos sugerir o seguinte:

•Aprenda com precisão calcular o preço de venda que "seria" conveniente para seu Salão de Beleza, que possa cobrir todos os gastos e gerar lucro. Estude bem este assunto, faça cursos, inclusive procure o SEBRAE onde encontrará orientação segura, detalhada e gratuita, tantas vezes quanto você necessitar;

•Descubra qual preço é praticado pelo mercado (pela concorrência), para serviços similares aos seus;

•Se o preço calculado for maior que o preço de mercado, então você saberá que precisa encontrar opções de redução de gastos. Isto é ruim, mas não impossível;

•Se o preço calculado for menor que o preço de mercado, então sua empresa tem poder de competição com a concorrência. Isto é ótimo.

Atração De Clientes

Como dissemos no início, o negócio pode ser resumido em vender e lucrar. E isto depende da existência de interessados em comprar. Ou seja, clientes.

Você já tem um ponto importante a seu favor, que é a certeza de que pessoas frequentam Salão de Belezas, portanto, já compram estes serviços. Isto é, o negócio que deseja montar não é inédito. Não está sendo inventado por você justamente agora. Já existia antes. Existem pessoas interessadas em comprar estes serviços.

Mas onde estão estas pessoas? Então você acaba de receber mais um desafio: fazer com que as pessoas que já compram, que já frequentam Salões de Beleza, passem a frequentar o seu, e que outras pessoas que ainda não frequentam nenhum, comecem a frequentar o seu Salão de Beleza.

Se você vai iniciar este negócio, antes de montar você precisa saber o que fazer para que as pessoas sejam atraídas para o seu Salão de Beleza.

•O que devo fazer para que frequentem meu Salão de Beleza?

A expressão que se usa para isto é estratégia de mercado. Você precisa ter a sua. Você não poderá escapar desta obrigação que tem para com sua empresa, ou seja, definir, aplicar, melhorar e evoluir uma estratégia de mercado.

•O que você fará para informar aos interessados em Salão de Beleza que a sua empresa existe?

•O que você fará para despertar a atenção e interesse deles?

•O que você fará para que um número suficiente destes clientes venha para o seu Salão de Beleza ou frequente também o seu Salão de Beleza?

O que você fará para que um número suficiente de clientes deixe de frequentar Salão de Belezas concorrentes, ou deixe de frequentar somente seus concorrentes, isto é, use também o seu Salão de Beleza?

Não será exagero dizer que nestas respostas está o segredo do sucesso deste negócio. Este segredo será desvendado aos poucos, na medida em que você obtiver mais conhecimentos e desenvoltura no negócio Salão de Beleza.

Podemos arriscar dizendo que seus futuros clientes querem vantagem.Freqüentarão seu Salão de Beleza se obtiverem maiores vantagens. Descobrir estas vantagens é fruto de percepção e de sensibilidade para com o mercado.

Mas o que são vantagens? 
Geralmente, são pequenos detalhes.

Comodidade e beleza - quando dá prazer frequentar o ambiente de seu Salão de Beleza;

•Bom atendimento - o cliente fica sempre satisfeito mesmo quando seu Salão de Beleza não dispõe do que ele deseja;

•Interesse em satisfazer, resolver - o cliente é sempre ouvido e suas opiniões consideradas;

•Diferenciação - o cliente percebe algo de especial no Salão de Beleza;

•Personalização - a idéia de que este cliente é especial;

•Confiança e credibilidade - você passa a idéia de que a satisfação dele é mais importante para você do que a venda;

•Higiene - percebida em detalhes;

•Exposição - o cliente percebe que para se satisfazer não depende de ação sua, mas do que ele percebe no seu Salão de Beleza, da forma como ele funciona;

•Crédito e facilidade de pagamento - sua empresa se adapta ao nível de renda do seu público;

•Serviços adicionais - na prática você entrega satisfação, não somente produtos ou serviços pelos quais o cliente já paga;

•Valorização do cliente, respeito e seriedade - os direitos do cliente você reconhece em todos os detalhes de sua operação;

•Flexibilidade e adaptabilidade - de algum jeito seu Salão de Beleza deve satisfazer;

•Inovação - seu Salão de Beleza é atualizado (esta imagem tem de ser constante);

•Garantias - para o cliente ter certeza e confiar que não terá prejuízos.

Tem também aquelas ―vantagens‖ tradicionais que muitos pensam que são decisivas mas não são, dependem de como você as utiliza:

Preço - nem sempre menor preço significa capacidade de atração de clientes; •Variedade - nem sempre investir em variedade de equipamentos, serviços e produtos é atrativo; •Localização - o ponto por si só não é fator de sucesso, um bom ponto pode ser feito.

Deste modo, as questões abaixo são decisivas no momento da elaboração do seu plano de negócio:

•O que você fará para atrair clientes? •O que você fará para tirar clientes de seus concorrentes? •O que você fará para compartilhar clientes com seus concorrentes?

Você encontrará respostas para todas estas questões se observar empresas existentes, se aprender com quem já está fazendo, com quem está fracassando ou com quem está tendo sucesso. Não pode, de maneira alguma, imaginar que basta ―abrir‖ que os clientes virão.

Não virão! Você precisa ir buscá-los. Cada empresa descobre um jeito.

Este é seu terceiro desafio. Sua terceira meta a ser alcançada.

Então, de novo chamamos sua atenção:

•Pesquisando e observando seus concorrentes, conhecendo bem o gosto de seus clientes você conseguirá desenvolver diferenciações em seu Salão de Beleza para maior atração de clientes.

•É necessário estudar bem o assunto estratégia de mercado para poder desenvolver sensibilidade e flexibilidade para rápida adaptação às necessidades e encantamento de clientes. Faça cursos, inclusive, procure o Sebrae, onde encontrará orientação segura, detalhada e gratuita sempre que precisar. Então, nossa conclusão é que o negócio Salão de Beleza que deseja montar, se resume na ação de vender e lucrar.

Atenção

Qualquer valor a mais que for retirado para pagar alguma conta da família, criará um desfalque na empresa que resultará em dívidas. Se as dívidas acumularem, a empresa será inviável e terá que fechar as portas.

Em resumo, em tempo de elaboração do seu Plano de Negócio, você precisa decidir sobre a origem da renda familiar que você vai precisar, pois pode ser que não consiga retirar o que precisa dos resultados de seu Salão de Beleza, mesmo que ele seja viável e lucrativo.

Se retirar da empresa mais do que ela pode dar, você quebrará a empresa em poucos meses.

Fluxo De Caixa

Fluxo de Caixa surge como a ferramenta certa para equilibrar as saídas com as entradas. Muitas decisões você deverá tomar para equilibrar as saídas com as entradas de dinheiro.

Se sua empresa for viável, nesta questão de dinheiro tudo se resumirá em datas. Isto é, primeiro entra dinheiro para depois sair dinheiro.

Primeiro você recebe de clientes, depois você paga a seus fornecedores. Esta deve ser a regra. Mas se o seu volume de negócios for muito grande, ou seja, muitas entradas com muitas saídas, muitas vendas a prazo, com muitas compras a prazo, muitos compromissos futuros, então você conseguirá organizar as finanças da empresa somente sendo muito hábil no uso do Fluxo de Caixa.

Dois formatos você precisará adotar:

•A organização de recebimentos já compromissados com pagamentos já compromissados. Isto é, compromissos que sua empresa já assumiu que levará a desembolsos futuros, bem como recebimentos futuros referentes a vendas já realizadas.

E a organização de metas de recebimentos de vendas que sua empresa deve se empenhar para realizar no futuro, bem como compromissos que sua empresa deverá assumir e que levarão a desembolsos no futuro.

No primeiro caso, o formato de Fluxo de Caixa demonstra a situação financeira de sua empresa, como uma fotografia de fatos já ocorridos (por exemplo, as vendas e as compras realizadas). Você perceberá que este formato de Fluxo de Caixa exigirá uma atualização diária, ou pelo menos semanal.

No segundo caso, o formato de Fluxo de Caixa demonstrará a situação financeira projetada, com os compromissos que você sabe que poderão ocorrer no curto prazo, e que bem organizados favorecerão decisões acertadas. Este formato de Fluxo de Caixa Projetado pode ter uma atualização semanal ou até mesmo mensal.

Na elaboração do seu Plano de Negócio você terá de elaborar um fluxo de caixa projetado, simulando a operação da empresa, já que ela ainda não está em operação. Mas ele servirá para você avaliar qual combinação de decisões financeiras (de receber e pagar), levará a uma rotina de saúde financeira da empresa.

Então, reforçando:

•Aprenda a montar Fluxo de Caixa, por mais trabalhoso que pareça no início, entenda que é a mais importante ferramenta de decisão de todos os empresários. Desde já, na montagem do seu Salão de Beleza e também em todos os dias de sua operação.

•Adote também o formato de Fluxo de Caixa Projetado, além de ser um importante instrumento de fixação de metas, permitirá antever desajustes financeiros futuros, em tempo de tomar decisões preventivas. Desenvolva o hábito de fazer previsões de receitas, de volume de vendas e também previsões de gastos.

•Faça cursos que abordem gestão financeira da empresa. Que abordem controle do fluxo de caixa. Não se contente com apenas um curso. Nem se contente em apenas dispor de instrumentos computadorizados que apenas ajudam a montar controles financeiros. Lembre-se que seu objetivo é dominar a situação financeira da empresa e garantir sua adequação. Portanto, desenvolver habilidade nesta questão e ser capaz de tomar decisões eficazes, é uma prioridade. Comece a praticar a partir de agora!

•Utilize-se dos programas do SEBRAE, das orientações específicas dos técnicos, gratuitas e permanentes.

Demonstrativo de Resultado, isto é, a apuração de resultados equivale aos momentos de parada para conferir e acertar o rumo, a direção.

Na montagem do seu Plano de Negócio, bem como no dia-a-dia da empresa, muitas estimativas você terá de fazer e duas são poderosas:

•previsão de vendas; 
•previsão de lucro.

Praticar estas duas previsões é saber para onde ir. Estas duas estimativas influenciarão todas as demais. Cumprir estas estimativas significa simplesmente viabilizar a empresa, viabilizar seu Salão de Beleza. Por isso, agora, no Plano de Negócio, você deverá realizar uma apuração de resultados para cada alternativa que você criar.

A prática da apuração de resultados obrigará sua empresa a manter toda a operação bem organizada; muito bem documentada. No final do mês você confrontará as vendas realizadas, com os custos variáveis, com as despesas comerciais, com as despesas fixas e conferirá se obteve resultado positivo - lucro, ou negativo - prejuízo.

Juntos, o Fluxo de Caixa e o Demonstrativo de Resultados são os dois instrumentos mais importantes da gestão financeira da empresa. Por isso todo empresário deve dominar sua prática, interpretação e tomada de decisão.

Então, reforçando:

•Aprenda a apurar o resultado da empresa, por mais trabalhoso que pareça no início. Entenda que depois do fluxo de caixa, a apuração de resultado é a mais importante ferramenta de decisão para empresários. É importante desde agora na elaboração do Plano de Negócio e por toda vida da empresa.

•Você só saberá se a empresa é viável conhecendo o resultado de sua operação. Portanto, faça cursos que abordem gestão financeira da empresa. Recorde o que dissemos antes, não se contente com apenas um curso, nem com instrumentos computadorizados que apenas ajudam a montar controles financeiros. Em tempo de elaboração do Plano de Negócio e no dia-a-dia da empresa, a gestão financeira será sua maior ocupação. Ser habilidoso no trato destas questões é parte do segredo do empresário competente.

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