O que é gerenciamento?
Gerenciar consiste em executar atividades e tarefas que têm como propósito planejar, organizar, dirigir e controlar atividades de outras pessoas para atingir objetivos que não podem ser alcançados, de forma organizada, caso as pessoas atuem por conta própria.
- Planejar = Definição dos objetivos.
- Organizar = Disposição dos recursos.
- Dirigir = Realizar/executar o plano.
- Controlar = Verificação do resultado.
- Técnica e Gerência de Pessoas.
- Tarefas Gerenciais
- Liderança e Comunicação;
- Supervisão e Desenvolvimento;
- Administração de Conflitos.
- Gerenciamento de Vendas;
- Tomada de Decisão;
- Elaboração de planos operacionais alternativos, e para crises.
- Controle familiar = Caracteriza-se por assemelhar-se com estilo familiar, com ênfase nas relações pessoais.
- Controle burocrático = Baseia-se em normas e regulamentos.
- Controle por resultados = É baseado em controle e resultados financeiros.
- gerenciamento de vendas,
- tomada de decisão,
- alocação de recursos,
- manutenção de bancos de dados,
- elaboração de planos operacionais alternativos e para as crises,
- garantia de integração das atividades da empresa que satisfazem e encantam os clientes etc.
- Liderança e Comunicação,
- Supervisão e Desenvolvimento,
- Administração de Conflitos e
- Avaliação de Desempenho.
É a representação de problemas, ou riscos potenciais, através de quantificações que buscam estabelecer prioridades para aborda-los, visando minimizar os impactos.
Em geral utiliza-se a matriz G.U.T. na priorização de problemas
G = gravidade / U = urgência / T = tendência
Deve-se atribuir peso de 1 a 5 para as variáveis G.U.T., aplicadas a cada uma das ações listadas.
Em primeiro lugar é trocar o pneu, em segundo lugar o vazamento do freio, em terceiro o motor engasgado e por ai adiante.
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