O Recrutamento Interno:
- Aproveita melhor o potencial humano da organização.
- Motiva e encoraja o desenvolvimento profissional dos atuais funcionários.
- Incentiva a permanência dos funcionários e a fidelidade à organização.
- Dispensa o trabalho de empresas de recrutamento.
- Bloqueia a entrada de novas ideias, experiências e expectativas, favorecendo a rotina atual.
- Enfraquece a renovação de funcionários, diminuindo as possibilidades de mais flexibilidade.
- Mantém quase inalterado o patrimônio humano da organização.
Os gerentes de vendas devem ter a responsabilidade por todo o processo, alinhando os interesses organizacionais com a escolha do candidato que ele achar mais apto e capacitado para a vaga.
Para minimizar as possibilidades de erro, que caso ocorram serão refletidas na alta rotatividade de pessoal, em faltas e atrasos regulares, em desmotivação, falta de integração da força de vendas, em perdas de prazos e de metas e, finalmente, em desligamento da empresa, o gerente de vendas utiliza de procedimentos criteriosos de recrutamento, seleção e avaliação de novos vendedores.
Para minimizar as possibilidades de erro, que caso ocorram serão refletidas na alta rotatividade de pessoal, em faltas e atrasos regulares, em desmotivação, falta de integração da força de vendas, em perdas de prazos e de metas e, finalmente, em desligamento da empresa, o gerente de vendas utiliza de procedimentos criteriosos de recrutamento, seleção e avaliação de novos vendedores.
O Recrutamento Externo
- Introduz novos talentos, habilidades e expectativas na organização.
- Aumenta o capital intelectual.
- Renova a cultura organizacional e a enriquece com novas aspirações.
- Incentiva a interação da organização com o mercado.
- Afeta negativamente a motivação dos atuais funcionários da organização.
- Reduz a fidelidade dos funcionários ao oferecer oportunidades a estranhos.
- Exige esquemas de socialização organizacional para os novos funcionários.
- É mais custoso, demorado e inseguro que o recrutamento interno.
Fatores que afetam as decisões do Gerente De Vendas na obtenção dos Recursos Humanos.
Selecionar os bons vendedores não seria problema se a empresa soubesse que características procurar. Se soubesse que os bons vendedores são extrovertidos, agressivos e enérgicos, por exemplo, poderiam simplesmente procurar essas características entre os candidatos.
Mas muitos vendedores bem-sucedidos são tímidos, tranquilos e calmos. Alguns são altos e outros são baixos, alguns falam bem e outros cometem erros ao falar, alguns se vestem com esmero e outros são desleixados.
Segundo um estudo norte-americano, os bons vendedores têm as seguintes características:
- Muito entusiasmo
- Persistência
- Iniciativa
- Autoconfiança
- Responsabilidade no trabalho
Uma pesquisa diz que os vendedores ótimos vendem de 1,5 a 2 vezes mais do que um vendedor médio. Em uma força de vendas típica, 30% dos melhores vendedores podem gerar 60% das vendas. Assim, uma cuidadosa seleção de vendedores pode aumentar significativamente o desempenho geral da força de vendas.
Além das diferenças de desempenho de vendas, a seleção pouco eficiente resulta em demissões onerosas. Segundo um estudo, a média anual de demissões de forças de vendas em todos os setores é de 27%. Os custos de um alto índice de demissões podem ser grandes.
Quando um vendedor se demite, os custos para encontrar e treinar um novo vendedor – além do prejuízo com as vendas perdidas – podem atingir altos montantes.
E uma força de vendas com muita gente nova é menos produtiva.
Quando um vendedor se demite, os custos para encontrar e treinar um novo vendedor – além do prejuízo com as vendas perdidas – podem atingir altos montantes.
E uma força de vendas com muita gente nova é menos produtiva.
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